Ementa: estude a possibilidade junto ao setor competente no sentido de viabilizar a construção de 01 (uma) sala equipada para realização de pequenas cirurgias e castrações de animais de pequeno porte (domésticos); construção de baias para acolhimento e abrigo de animais vítimas de maus tratos (resgatados) e abandono e dar início ao mutirão de castração de animais de rua.
Justificativa: A superpopulação de cães e gatos é um problema que afeta a maioria das cidades, isso porque existem mais animais do que lares para acolhê-los.
Em busca de uma solução para evitar a propagação de doenças, a procriação e o aumento dos animais de rua, as autoridades recorrem ao sacrifício em massa de animais que nem sempre ocorrem de maneira humanitária. Isso acontece por falta de incentivo e investimento nesta área. Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, a captura e morte desses animais não representa medidas de controle de qualquer doença transmitida ao homem e nem o controle populacional desses animais. A castração sim atua na raiz do problema, é uma alternativa eficiente, definitiva e em curtíssimo prazo evitando gastos desnecessários para o município, evitando a procriação dos animais de rua.
Dessa forma, considerando a importância da humanização no trato dos animais, solicito que seja cedida toda infra-estrutura necessária, com instalações para abrigo, consultas, vacinação e a castração em massa dos animais de rua.